Blogar emagrece?

Abro a Folha de S. Paulo, caderno Equilíbrio, e vejo o mais insinuante dos títulos: "Blogueiros que perderam mais peso são os mais visitados". De imediato me arrumo na poltrona, lambo os lábios e sigo a receita do texto.... e descubro que não basta deixar o pote com torresminhos de lado e pronto, ulalá, o marcador de visitas fica louco, rodando.
Confesso que o título me deixou intrigado: como perder peso faz aumentar a visitação? A lógica, implacável, me sussurrou: "devem ser blogs de pessoas que compartilham suas experiências dietéticas na web, evidente, meu caro!". E foi isso mesmo, são blogs de pessoas que decidiram perder peso e montaram um blog-diário, onde contam suas experiências. Não sei qual o sentimento que essa "terapia" desperta no blogueiro e nos leitores, mas em mim foi de frustração. Mas a culpa é do título da matéria, não da "terapia" em si, se é que isso é uma terapia.
Tem o link de um blog na matéria, o "Meu emagrecimento". Abro e me deparo com florzinhas no template, umas fotos de corredoras, um quindinzão, bem amarelo e insinuante e a Fernanda Vasconcellos. Acabo com fome, desse jeito.
Comentários à parte, só quem sofre com a necessidade de emagrecer é que sabe qual a importância de se ter sempre alguém do lado, ajudando na batalha. Não me refiro, evidente, às magrelas que querem digerir a própria pele, mas àquelas (e aqueles) que precisam, de fato emagrecer, quer por questão de saúde ou por estética, esta que anda entrando nos debates como questão de saúde também.

Comentários